GAMBONA (Eduardo da Silva Quintian), natural de Rio Grande (RS), morando atualmente em Porto Alegre (RS).
Autodidata, com mais de trinta anos de carreira musical, morou em São Paulo (onde teve os primeiros contatos com a guitarra), Paraná e Santa Catarina. Entre 1997 e 1998 viajou para os E.U.A., Espanha e Portugal, onde teve contatos com músicos locais e participou de várias jams de blues e rock.
Além de participar de várias bandas de blues, rock, folk, pop e instrumental, acompanhou diversos cantores e compositores, participou também de jam-sessions com Big Allambick, Blues Etílicos, Fernando Noronha & Black Soul, André Christóvam, Robson Fernandes, Val Tomato, Ale Ravanello, Andy Boy, Gaspo Harmônica, Nivaldo Ornellas, Robertinho Silva e Ary Piassarollo, e recentemente participou do projeto Rock De Galpão, substituindo o guitarrista original em alguns shows.
Em 2001, gravou e lançou o CD intitulado Gambona com sonoridade bluseira, e um forte sotaque roqueiro, além de temas instrumentais e acústicos de alta qualidade técnica. Em 2004, em Porto Alegre, participou da 4ª edição do Natu Blues Festival, no bar Opinião.
Sua base musical são as bandas de rock dos anos 60 e 70, blues, country, folk, jazz e guitarristas como: Robert Johnson, T-Bone Walker, Albert King, Freddie King, B.B.King, Johnny Winter, Duanne Allman, Rory Gallagher, Eric Clapton, Jeff Beck, Stevie Ray Vaughan, Tommy Bolin, Jimmy Page, Robben Ford, John Scofield, Larry Carlton, Wes Montgomery, Ry Cooder, Sonny Landreth e Tommy Emmanuel.
Em início de janeiro de 2009, Gambona participou em Punta del Este (Uruguay), da primeira edição do El Mercoblues , junto com o gaitista Ale Ravanello (Brasil), mais artistas da cena Blues da Argentina, Uruguay e Chile. Também em janeiro de 2009, participou como único brasileiro convidado do El Mercoblues (edição Chile), Festival de Blues realizado em Santiago (Chile) e na praia de Punta del Tralca (Oceano Pacífico-Chile), junto com artistas locais, argentinos e uruguaios.
Em julho de 2009 começou a integrar a banda de rock HISTÓRIAS DO ROCK GAÚCHO, com dois cds gravado, sendo o segundo e último lançado recentemente, no primeiro semestre de 2011, com muitos shows de lançamento, tocando e gravando releituras de clássicos de bandas e artistas gaúchos, com roupagem própria. Em início de 2010, Gambona começa uma parceria, endorsando as guitarras LEDUR, fabricadas em Cachoeirinha, RS, mostrando a qualidade do instrumento gaúcho.
Em março de 2010 fez uma pequena Tour de lançamento de seu segundo cd VIDA BLUES pelo interior de São Paulo. E em agosto participou juntamente com o gaitista gaúcho Ale Ravanello do FESTIVAL INTERNACIONAL MERCOBLUES na Argentina, nos dias 13 e 14 de agosto no Cine Teatro Español, em Comodoro Rivadávia, Chubut.
Em março de 2011 lança o cd acústico BOURBON BLUES, junto com o gaitista Ale Ravanello, e o cd VIDA BLUES, lançado em 2010, recebe 5 indicações para o Prêmio Açorianos de música de 2010, gênero Blues, do estado do Rio Grande do Sul, 3 de melhor compositor, melhor cd e melhor intérprete. E em maio de 2012 recebe indicação ao Prêmio Açorianos de 2011 como instrumentista, pelo cd Bourbon Blues, e acaba ganhando o prêmio como melhor instrumentista no gênero POP.
www.gambona.com.br
www.myspace.com/gambona
www.youtube.com/gambona
www.twitter.com/gambona